VIRTUALIZAÇÃO

A virtualização é uma parte essencial da arquitetura 'One Cloud, Any Application, Any Device' da VMware!

É a maneira mais eficaz de reduzir as despesas de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e agilidade, não apenas para grandes empresas, mas também para pequenas e médias empresas.

O que é virtualização? Explicando de maneira simples, a virtualização é o processo de criação de uma versão virtual, e não física, de algo. A virtualização pode ser aplicada a computadores, sistemas operacionais, dispositivos de armazenamento, aplicativos ou redes. No entanto, a virtualização de servidor é a principal.

As organizações de TI enfrentam o desafio de lidar com as limitações dos servidores x86 atuais, que foram projetados para executar apenas um sistema operacional e um aplicativo de cada vez. Como resultado, até mesmo datacenters pequenos precisam implantar muitos servidores, cada qual operando com apenas 5% a 15% da capacidade, o que é altamente ineficiente de acordo com qualquer padrão.

A virtualização usa software para simular a existência de hardware e criar um sistema de computadores virtual. Com isso, as empresas podem executar mais de um sistema virtual, e vários sistemas operacionais e aplicativos, em um único servidor. Isso resulta em economias de escala e mais eficiência.

Recursos adicionais:

- Virtualization for Dummies

- Fundamentos da virtualização PDF

A máquina virtual

Um sistema de computadores virtual é chamado de "máquina virtual" (VM): um contêiner de software rigidamente isolado que contém um sistema operacional e aplicativos.

Cada VM autocontida é completamente independente. Colocar múltiplas VMs em um único computador permite que vários sistemas operacionais e aplicativos sejam executados em um só servidor físico ou "host".

Uma fina camada de software, chamada hypervisor, desassocia as máquinas virtuais do host e aloca dinamicamente os recursos de computação a cada uma dessas máquinas, conforme o necessário.

Principais propriedades das máquinas virtuais

As VMs apresentam as características a seguir, que oferecem vários benefícios.

• Particionamento

- Execução de diversos sistemas operacionais em uma máquina física;

- Divisão de recursos do sistema entre máquinas virtuais;

• Isolamento

- Fornecimento de isolamento de falhas e segurança no nível do hardware;

- Preservação do desempenho com controles avançados de recursos;

• Encapsulamento

- Gravação em arquivo do estado integral da máquina virtual;

- Facilidade para mover e copiar máquinas virtuais (tão fácil quanto mover e copiar arquivos);

• Independência de hardware

- Aprovisionamento ou migração de qualquer máquina virtual para qualquer servidor físico.

Tipos de virtualização

• Virtualização de servidores

A maioria dos servidores opera com menos de 15% da capacidade, o que leva à proliferação de servidores e à complexidade. A virtualização de servidores resolve essas ineficiências, pois permite que vários sistemas operacionais sejam executados em um único servidor físico como máquinas virtuais, cada uma com acesso aos recursos computacionais do servidor subjacente. Contudo, a virtualização de um ou dois servidores é apenas o começo. O próximo passo é agregar um cluster de servidores a um único recurso consolidado, o que melhora a eficiência geral e reduz os custos. A virtualização de servidores também aumenta a velocidade de implantação de cargas de trabalho, melhora o desempenho de aplicativos e aumenta a disponibilidade. Além disso, à medida que as operações são automatizadas, a TI se torna mais simples de gerenciar e mais barata para ter e operar.

Para ajudar você a começar sua jornada de virtualização de servidor, a VMware oferece o vSphere with Operations Management. Ele virtualiza os recursos de servidor x86 e fornece recursos importantes de capacidade e gerenciamento de desempenho. Ele foi desenvolvido para que empresas de todos os portes executem aplicativos em níveis de serviço altos e maximizem a economia de hardware por meio de taxas de consolidação e utilização ainda mais altas.

• Virtualização da rede

A virtualização da rede é a reprodução completa de uma rede física no software. Os aplicativos são executados na rede virtual exatamente como se estivessem em uma rede física. A virtualização de redes apresenta serviços e dispositivos lógicos do sistema de redes (portas lógicas, switches, roteadores, firewalls, balanceadores de carga, VPNs e outros) a cargas de trabalho conectadas. As redes virtuais oferecem os mesmos recursos e garantias de uma rede física e ainda fornecem os benefícios operacionais e a independência de hardware da virtualização.

A plataforma de virtualização NSX da VMware fornece aos sistemas de redes os mesmos recursos que a VMware já oferece para processamento e armazenamento. Ao introduzir o modelo operacional de uma máquina virtual na rede do datacenter, você pode transformar a economia das operações de rede e de segurança.

Próximas etapas

• Armazenamento definido por software

Grandes volumes de dados e aplicativos em tempo real demandam novos níveis de armazenamento. A virtualização de armazenamento abstrai os discos e as unidades flash dos servidores, combina-os em pools de armazenamento de alto desempenho e fornece-os como software. O armazenamento definido por software (SDS, Software-defined storage) é uma nova abordagem de armazenamento que possibilita um modelo operacional basicamente mais eficiente.

Como líder no armazenamento hiperconvergente definido por software para ambientes virtuais, o VMware Virtual SAN aplica os princípios de datacenter definido por software da VMware a armazenamentos e oferece aprovisionamento simplificado baseado em políticas. Ele é integrado ao vSphere Web Client, o que permite a você gerenciar com facilidade o processamento e o armazenamento em uma única interface.

• Virtualização de desktops

Implantar desktops como serviços gerenciados oferece a oportunidade de responder com mais rapidez a mudanças de oportunidades e necessidades. Você pode reduzir custos e aumentar o serviço fornecendo de maneira fácil e rápida desktops e aplicativos virtualizados em tablets iPad e Android a filiais, funcionários externos e terceirizados, e trabalhadores móveis.

As soluções de desktop da VMware, inclusive Horizon, Fusion e Mirage, são dimensionáveis, consistentes, totalmente seguras e altamente disponíveis para garantir produtividade e tempo de atividade do sistema máximos.

Obtenha virtualização de classe empresarial para seu datacenter e nuvem híbrida

Reforce a eficiência e a flexibilidade de TI com a implantação e a manutenção mais rápidas de aplicativos virtualizados. Baseadas no Hyper-V, incluído no Windows Server, as soluções de virtualização da Microsoft ajudam a reduzir os custos consolidando mais workloads em menos servidores.

Aumente a agilidade e a flexibilidade da TI em recursos locais e na nuvem com soluções de virtualização da Microsoft.

A virtualização possibilitou uma nova geração de datacenters com mais eficiência e disponibilidade para as cargas de trabalho mais exigentes. As soluções de virtualização Microsoft vão além dos recursos de virtualização básicos, como consolidar o hardware do servidor para criar plataformas abrangentes para nuvens privadas e híbridas. Isso significa que sua organização pode conseguir uma economia considerável e eficiências operacionais.

Não importa se você deseja virtualizar cargas de trabalho, criar uma nuvem privada, dimensionar seus serviços por meio de uma nuvem pública ou combinar todas as três, as soluções de virtualização e gerenciamento da Microsoft, criadas no Windows Server e no System Center, podem ajudar você a gerenciar melhor seus recursos e oferecer a TI como serviço.

E ao migrar da VMware para a Microsoft, você pode adaptar a computação em nuvem de acordo com suas necessidades de negócio.

Benefícios

Consiga eficiências econômicas e operacionais usando a plataforma conhecida — com Hyper-V integrado ao Windows Server;

Usufrua de um conjunto unificado de ferramentas de gerenciamento integradas para seus ambientes físicos, virtuais e de nuvem com uma única visualização de console;

Obtenha economias superiores às da VMware com produtos de virtualização e gerenciamento de datacenter ilimitados licenciados com base em processador;

Os negócios atuais são executados pela TI

O datacenter é o centro de tudo que você oferece aos negócios, todo o armazenamento, o sistema de rede e a capacidade de computação. Você precisa ser capaz de pegar tudo o que você sabe e possui hoje e transformar esses recursos em um datacenter que seja capaz de tratar mudanças nas necessidades e oportunidades inesperadas.

Com as tecnologias da Microsoft, você pode transformar o datacenter. Você pode pegar a infraestrutura grande, complicada e heterogênea que tem hoje e levá-la para a nuvem para tirar proveito da capacidade ilimitada das ofertas na nuvem e ainda atender aos requisitos de segurança e conformidade. Você pode reduzir o custo e a complexidade da inovação da tecnologia em armazenamento e sistema de rede e entregar serviços para o negócio mais rapidamente.

- Explore as novidades das soluções baseadas em nuvem da Microsoft

Datacenter sem limites

A TI está sob pressão para entregar mais sem gastar mais. Tudo simplesmente precisa funcionar. Como atender a essas necessidades?

O poder do software transforma várias plataformas em uma única entidade que você pode gerenciar como um todo. E isso permite balancear as demandas de todas as diferentes áreas do negócio, movendo recursos para os lugares onde você mais precisa deles.

Depois que seu datacenter estiver funcionando como uma máquina bem lubrificada, pense nos lugares onde você ainda precisa de mais espaço. É essa área que você precisa estender para a nuvem.

Você pode atender a demandas inesperadas ou planejar antecipadamente para as temporadas ou dias em que seu negócio funciona a toda a velocidade. As economias da nuvem funcionam para você porque você só paga pelo que precisa. E você pode acessar recursos sem atrasos longos ou maiores despesas de capital.

A Microsoft oferece uma experiência consistente que leva você do datacenter para a nuvem e vice-versa. Mova as cargas de trabalho com a máxima flexibilidade. Expanda ou reduza com base em suas necessidades específicas.

Inovação na nuvem em qualquer lugar

Inovação é um termo bastante comum no mundo da tecnologia. O importante é descobrir qual novidade realmente fará uma diferença na maneira como você resolve problemas. A experiência da Microsoft na execução de implantações de grande escala do Bing, Xbox e Office 365 mostrou-nos em primeira mão como a inovação na nuvem pode transformar o datacenter. Em nossas ofertas de datacenter e na nuvem, você encontrará inovação que poderá ajudar você a resolver problemas do mundo real.

Atualmente, algumas das melhores opções para simplificar o datacenter estão no armazenamento. No datacenter, a Microsoft permite que você use hardware de commodity em uma configuração flexível e de baixo custo que se integra bem com seus recursos existentes. E na nuvem, você pode tirar proveito da capacidade ilimitada e dos modelos híbridos inteligentes.

Nada é mais importante para uma nuvem híbrida do que as conexões diretas, e a Microsoft oferece a flexibilidade de mover aplicativos entre nuvens sem alterações na rede.

Com a virtualização da rede, você pode separar grupos de negócios ou criar limites que permitem gerenciar recursos de maneira mais efetiva.

Finalmente, você precisa oferecer acesso aos principais recursos, onde quer que estejam localizados, sem comprometer a segurança. As soluções de proteção de acesso e informações da Microsoft dão a você o controle necessário para gerenciar o acesso sem criar barreiras.

O resultado final:

“A inovação na nuvem permite agilizar e simplificar. ”

NEWSLETTER

Receba promoções e novidades sobre nossos produtos.