O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é um órgão brasileiro do poder judiciário do estado de São Paulo, com sede na capital estadual e jurisdição em todo o território estadual. Referente a dados de 2024, o TJ-SP possuí 21 milhões de processos em andamento, é considerado o maior tribunal do mundo e conta com 2.539 magistrados e 40 mil servidores distribuídos em 320 comarcas e 775 prédios.
Desafio
- Evolução do ambiente computacional, preparando a jornada para a nuvem híbrida;
- Modernização do Datacenter com a ampliação do uso de nuvem privada;
- Melhorar a governança e gestão da infraestrutura de TI;
- Consolidar e melhorar a disponibilidade do ambiente;
- Diminuir custos.
Solução
Desvincular a infraestrutura atual da solução e partir para a modernização do ambiente utilizando tecnologia SDDC, Software Defined Datacenter, com o VMWARE vCloud Foundations.
Propomos ao cliente a consolidação dos mais de 650 servidores atuais com acesso a 17 storages para um ambiente híbrido, a maioria para ambiente SDS (Software Defined Storage) utilizando o VMWare vSAN, diminuindo em muito a quantidade de servidores e storages.
Isso permite a aquisição de servidores padrão de mercado que aumenta a competitividade, maior número de fornecedores e, por consequência, redução de custo de aquisição. Além disso, incluímos a solução de SDN (Software Defined Network), VMWare NSX, onde o cliente pode operar os dois datacenters como um único, aumentando a disponibilidade e acesso aos sistemas do Tribunal, segmentando a rede, controlando e garantindo maior segurança entre redes. O mesmo ocorre com o ambiente de Desktops virtuais e controle de dispositivos, que foram impulsionadas pela pandemia, incluímos na solução os produtos WorkspaceONE, que gerenciam e controlam dispositivos como tablets e celulares e a VMWare Carbon Black, que oferece proteção de end-points garantindo segurança aos acessos remotos ao Tribunal.
Resultados
- Maior facilidade no gerenciamento
- Facilidade na integração entre nuvens pública e privada
- Controles avançados de segurança e dispositivos
- Agilidade na disponibilidade de novos ambientes computacionais
Redução expressiva de servidores (50%) e storages (mais de 70%), com isso, o cliente alcançou redução consideráveis no consumo de energia, no sistema de refrigeração e no espaço ocupado nos Data Centers.
Com a solução VMWare, o cliente tem maior integração dos serviços distribuídos pelos dois Data Centers e simplifica a integração com futuros serviços externos em nuvem, tem maior disponibilidade dos recursos e de acesso, garantindo o desvio e balanceamento de carga nos Data Centers, ganha maior controle e gerência dos recursos computacionais, centralização de ferramentas de gerência, automação de processos para disponibilidade de novos recursos e garante prazos de entrega mais rápidos e eficientes, além de garantir proteção adicional com a segmentação de redes e controles de acesso mais rígidos.
A plataforma de dispositivos e Desktops virtuais permite grande volume de acessos externos, controles mais eficientes e disponibilidade de aplicações por meio de portal de serviços. Com o Carbon Black, complementa o nível de segurança e entrega das aplicações num ambiente controlado.